O governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), assinaram nesta quinta-feira (11) o Termo de Ajuste de Conduta que dá sequência ao concurso da Polícia Militar de 2014. O acordo foi firmado entre a Alerj, o Governo Estadual, o Ministério Público do Rio (MPRJ) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e prevê a convocação de cerca de 800 aprovados.
Castro assinou o documento ainda pela manhã, enquanto Bacellar fez sua parte após a sessão legislativa, no início da tarde, na sede do MPRJ. O concurso, que se arrasta há mais de uma década, mobilizou dezenas de candidatos que acompanharam a discussão na Alerj.
Deputados como Luiz Paulo (PSD), Rodrigo Amorim (União) e Marcelo Dino (União) celebraram o acordo. Segundo Luiz Paulo, a solução consensual evita custos judiciais e acelera o processo, permitindo a retomada das provas de Língua Portuguesa e do Teste de Aptidão Física dos candidatos de 2014. Após a conclusão das etapas, será definida a convocação dos excedentes, em paralelo ao novo concurso da PM previsto para 2026.
"Após 11 anos de luta foi assinado o Termo de Ajuste de Conduta, que põe fim a essa longa espera causada por questões mal elaboradas na prova de História. Agora sim, vem aí as próximas etapas do concurso. O caminho segue, mas com a justiça. Parabéns a esses guerreiros que em breve estarão fardados dando sua contribuição na segurança da nossa população", disse o deputado Luiz Paulo.