Por:

Novas barracas nas praias

A Prefeitura do Rio apresentou, no último sábado (6), o novo protótipo das barracas de praia que serão distribuídas aos comerciantes cadastrados no município. As barracas contarão com monitoramento de ruído, assim como os quiosques, e outras inovações.

Inspiradas no modelo de Pipa, as barracas são desenvolvidas pela concessionária Orla Rio, seguindo a padronização prevista no Decreto Municipal nº 56.160, que define novos critérios para ordenamento de toda a orla da cidade. As barracas são feitas com tecido parecido com os de paraquedas de kitesurf, são dobráveis e cabem em uma mochila. Cerca de 1,3 mil barraqueiros deve recebê-la gratuitamente.

Ainda em fase de calibragem, o novo sistema de medição de ruídos implementado pelo projeto vai captar os dados sonoros dos quiosques. Caso o volume do comércio esteja superior ao permitido, chegando aos prédios da orla, um alerta é enviado automaticamente para o Centro de Operações (COR). 117 dos 309 quiosques do Rio já possuem o sistema de monitoramento de som.

É um protótipo que vai ser testado durante um mês, com consulta aos próprios barraqueiros. Se Deus quiser, no verão, a gente vai estar com a praia devidamente organizada e com os cariocas colaborando", disse o prefeito Eduardo Paes.

Além do monitoramento sonoro, as barracas serão equipadas com placas solares, capazes de gerar energia para carregar celulares e máquinas de cartão.

O decreto permite a utilização de aparelhos sonoros e apresentações musicais entre 12h e 22h. Os comerciantes devem estar atentos à fiscalização da Seop e Guarda Municipal, que também contará com o apoio da concessionária responsável pelo desenvolvimento das barracas.

Nesta primeira fase, o projeto será realizado com todos os quiosques de Copacabana e Leme, os novos quiosques de Ipanema e Leblon e os da Barra e Recreio, com previsão de expansão para toda a orla.