Divulgada nesta quinta-feira (4), a pesquisa eleitoral do Instituto Gerp aponta uma considerável vantagem de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa por uma das duas vagas do Rio de Janeiro ao Senado nas eleições de 2026. A pesquisa estimulada aponta que 32% dos entrevistados devem votar no filho do ex-presidente.
Em seguida, aparecem Benedita da Silva (PT), com 16%, Alessandro Molon (PSB), com 10%, o atual governador Cláudio Castro (PL), com 7%, e Marcelo Crivella (RP), ex-prefeito do Rio, com 6%.
Eleitores também citaram outros possíveis candidatos para ocupar a cadeira de senador, como Pedro Paulo (PSD), com 5%, Carlos Portinho (PL), com 3% e Otoni de Paula (MDB), com 1%.
O Gerp ainda apontou as intenções para a segunda vaga no Senado. Neste cenário, Flávio Bolsonaro segue na liderança, com 15%, considerando que é a primeira opção do eleitorado. Contudo, os números aparecem mais nivelados, com Benedita da Silva e Claudio Castro empatados com 14%, seguidos por Molon, com 9%, Crivella, com 8%, e Pedro Paulo, com 5%. Otoni e Portinho estariam fora da disputa.
O apontamento por região também traz estatísticas importantes. Na Baixada Fluminense e Sul do estado, Flávio Bolsonaro lidera como candidato de 55% dos entrevistados. No Noroeste e Sul Fluminense, o atual governador detém 30% das preferências. Nas regiões Norte e também Noroeste, Benedita da Silva foi a candidata apontada por 20%, enquanto Molon está mais nichado em Niterói e Crivella tem um espaço maior entre os evangélicos.
Questionados sobre o desempenho do governo federal, 56% dos entrevistados desaprovam, enquanto 38% aprovam e 6% não souberam responder. Se tratando diretamente do presidente Lula (PT), 39% apontam péssima gestão, enquanto 17% classificam como ótima e 13% veem como boa.
Foram ouvidos 1.100 eleitores de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%.