Por:

Rio sediará grandes eventos da COP-30 em novembro

De 3 a 5 de novembro de 2025, o Rio de Janeiro receberá encontros internacionais sobre clima, na véspera da COP30, que ocorrerá em Belém nos dias 6 e 7 e de 10 a 21 de novembro. Para apoiar os organizadores dos eventos, a Prefeitura do Rio criou um comitê dedicado e atua em articulação com os parceiros e órgãos internacionais envolvidos.

As Conferências Climáticas da ONU, chamadas de COPs, são reconhecidas como o principal espaço de negociação global sobre a crise climática entre países. Neste ano, o Rio será palco de eventos estratégicos que antecipam a cúpula, consolidando a cidade como centro global de debates climáticos.

Os encontros pré-COP30 na capital fluminense destacarão o papel fundamental das cidades e de soluções locais na ação contra as mudanças climáticas. Os principais eventos que ocorrerão no Rio em novembro são: Fórum de Líderes Locais da COP30, evento oficial da COP30, de 3 a 5/11; Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que abrirá o Fórum, nos dias 3 e 4/11; Earthshot Prize, premiação climática idealizada pelo Príncipe William, dia 5/11.

De 3 a 5 de novembro, o Rio recebe o Fórum de Líderes Locais da COP30, organizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies — fundação de Michael R. Bloomberg, enviado especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas. Mais de 300 prefeitos, autoridades subnacionais e especialistas globais se reunirão para discutir soluções climáticas, mobilizar compromissos e reforçar o papel das cidades e regiões como parceiros estratégicos na ação contra a crise climática.

Durante três dias, o Fórum abordará financiamento climático, apoio a gestores locais, ampliação da resiliência urbana e escalonamento de projetos de adaptação. Ao final, uma delegação de líderes locais seguirá para Belém, conectando os debates do Rio diretamente à COP30 e representando formalmente uma agenda climática subnacional unificada. O Fórum tem como objetivo integrar cidades às negociações climáticas nacionais e reforçar o multilateralismo, fortalecendo a cooperação entre governos locais e nacionais.