Por:

Lula e Tarcísio lideram no RJ

Uma pesquisa Atlas/Intel realizada com eleitores do estado do Rio de Janeiro e divulgada na última terça-feira (2) aponta que o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (REP), são os políticos favoritos na disputa do primeiro turno das eleições presidenciais de 2026.

O resultado mostra os dois possíveis candidatos bem próximos, com Lula liderando as intenções de voto com 35% das respostas favoráveis a sua reeleição contra 33,5% de Tarcísio para um possível primeiro mandato presidencial.

Apesar de Tarcísio não ter confirmado sua candidatura, a tendência é que o governador de São Paulo assuma o lugar de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e passa por julgamento no STF. Por outro lado, Lula já demonstra que está trabalhando para se reeleger em suas aparições públicas, através das mídias digitais e em eventos.

Outros nomes citados pelos eleitores foram os do ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT), com 8,4% das preferências, e Romeu Zema, atual governador de Minas Gerais, com 3%.

Os eleitores fluminenses apontaram interesse em candidatos que atuam em estados mais distantes, como é o caso do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 2,9% das intenções, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), com 2,5%.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) ficou em sétimo lugar no estudo divulgado pelo instituto AtlasIntel/Bloomberg, somando 2,1% das preferências para as próximas eleições. Os entrevistados que optaram por votar em outros candidatos chegaram a atingir 9%, enquanto os que votariam nulo chegaram a 3,2%. O percentual de quem não soube responder fiou em 0,3%.

A pesquisa foi realizada pelo Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 25 e 29 de agosto, e 2001 eleitores foram entrevistados no estado do Rio de Janeiro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.