Nesta terça-feira (2), a Prefeitura do Rio inaugurou a Academia de Formação de Agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal em Irajá, na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, na Zona Norte. Projetada para capacitação dos alunos selecionados para o curso de formação, a base conta com espaços para treinamento prático e teórico, sendo uma etapa obrigatória para o ingresso na Divisão de Elite da GM Rio.
A cerimônia apresentou a primeira turma de alunos, formada por 282 guardas municipais, das 330 vagas oferecidas. A cerimônia também contou com diversos líderes governamentais, como o prefeito Eduardo Paes, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o diretor geral da força municipal, Breno Carnevale, entre outros representantes da segurança pública.
"Ao longo dos próximos meses, serão submetidos ao mais rigoroso processo de formação de uma força municipal do país. Rígidos processos disciplinares e avaliação constante. Nas salas de aula serão instruídos diariamente ao princípio inegociável dessa corporação: o respeito e a proteção ao cidadão honesto e trabalhador, gente do bem", disse Paes.
A estrutura da Academia possui 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um estande de tiros. O objetivo é formar alunos que atuarão no combate de roubos e furtos em áreas com mais ocorrências.
O curso tem carga horária de 440 horas e será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da PRF. As disciplinas envolvem armamento, tiro, técnicas de abordagem, entre outros. A primeira turma se forma em novembro de 2025.