Uma campanha de vacinação contra a Gripe Canina deve envolver todo o Estado do Rio de Janeiro. A ação tem o intuito de divulgar os benefícios da vacina para a saúde dos cães, incentivar cuidados e esclarecer dúvidas da população sobre sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção da doença.
Também conhecida como "tosse dos canis" ou "traqueobronquite canina", a Gripe Canina é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bordetella Bronchiseptica. Os sintomas que surgem nos animais são semelhantes aos da gripe humana, apresentando febre, falta de apetite, estado de letargia, coriza, entre outros.
A campanha de conscientização partiu do Projeto de Lei 10.923/25, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que foi aprovado e foi sancionado pelo governador Claudio Castro na última semana.
"Embora não seja obrigatória, a vacina é muito importante para a saúde dos cães. Ela atenua a intensidade dos sintomas e esta forma de prevenção é altamente recomendada especialmente para animais que convivem regularmente com uma grande quantidade de cachorros, haja vista a alta transmissibilidade da doença", explicou Librelon.
A lei ainda prevê a facilitação do acesso à vacina por meio de parcerias com municípios, instituições de ensino e organizações da sociedade civil.