Criado para ser o único sistema de bilhetagem aceito nos transportes públicos do Rio de Janeiro, o cartão Jaé completou seu primeiro mês nesta terça-feira (2). Somente em agosto, 82,9% das passagens foram pagas com o sistema, registrando aproximadamente 3 milhões de transações diárias, numero que equivale a 82,09% das viagens realizadas no último mês.
No Rio, o Jaé oferece a integração entre ônibus municipais, BRT, VLT, metrô e vans e gratuidade para idosos. Até o momento, o sistema do Jaé conta com 3,82 milhões de cadastros, cerca de 56,9% da população do Rio de Janeiro, e foram emitidos 3,43 milhões de cartões. Com registro de mais de 67 milhões de utilizações.
De acordo com o CEO do Jaé, Leonardo Ceragioli, os resultados mostram o sucesso do novo sistema: "O projeto de mobilidade do Rio de Janeiro é uma referência, sendo o maior no mercado nacional e um dos maiores sistemas ABT (Account Base Ticket) do mundo. Trata-se de uma solução de alta complexidade proporcional à versatilidade oferecida ao usuário do transporte coletivo, pois proporciona a utilização via celular e/ou cartão Jaé".
O transporte intermunicipal, por trens, ônibus e barcas ainda não conta com o Jaé. Para pessoas que utilizam este tipo de locomoção, o Bilhete Único Intermunicipal e RioCard continuam como principal forma de pagamento de passagens.
Para se cadastrar no sistema do Jaé, basta baixar o aplicativo disponível para Android e IOS e criar um login. Por meio do aplicativo é possível solicitar o cartão ou até mesmo efetuar o pagamento por QR Code, aproximando o celular da máquina ao passar pela roleta.
As pessoas que optarem pelo cartão físico devem retirar em um dos postos de atendimento disponíveis pela cidade, com funcionamento de segunda à sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 15h. Para receber em casa, basta pagar uma taxa no valor de R$7,95. Os locais e endereços das unidades estão disponíveis no site jae.com.br, onde também é possível tirar dúvidas.