Governo do Rio lança programa Mulher Presente
Base levará acolhimento integral às mulheres em diversos setores
Base levará acolhimento integral às mulheres em diversos setores
O governador Cláudio Castro lançou, nesta quinta-feira (28), o Programa Mulher Presente, para promover acolhimento integral às mulheres com serviços de saúde, capacitação profissional, assistência social e segurança. Durante o evento, realizado na Praça Saens Peña, na Tijuca, o governador também entregou 22 novas viaturas para a Polícia Militar. Os veículos serão distribuídos entre os batalhões de São Cristóvão (4º BPM), da Praça da Harmonia (5º BPM) e da Tijuca (6º BPM), fortalecendo a segurança nas Zonas Norte e Central da capital do Rio.
"Estamos inaugurando esse programa para fortalecer ainda mais as ações de proteção às mulheres. Isso aqui é muito mais do que uma base de segurança pública, pois a agenda da mulher vai muito além, pois elas precisam ser defendidas na saúde, na educação, na empregabilidade, no esporte e em todas as áreas da vida", destacou o governador Cláudio Castro.
A primeira base do Mulher Presente vai funcionar ao lado da unidade do Segurança Presente da Tijuca e contará com a atuação de 18 policiais do sexo feminino, que foram treinadas por órgãos especializados como a Secretaria da Mulher, a Delegacia de Atendimento à Mulher e o CREAS. A unidade conta com três viaturas e uma van. Além disso, a Secretaria de Estado de Transformação Digital vai criar um sistema destinado ao cadastro e atendimento das mulheres, com objetivo de auxiliar no controle dos dados das ocorrências e das assistências realizadas na base da operação.
"Hoje lançamos esse importante programa fluminense, que vai funcionar aqui ao lado da base da Saens Peña, trazendo acolhimento e incentivo às mulheres em diversas áreas. Esse é um investimento nunca antes visto, nossa segurança está cada vez mais fortalecida também com as novas bases do Segurança Presente. Nossa expectativa é chegarmos a 60 bases, e estamos trabalhando de forma firme para isso", declarou o secretário de Governo, André Moura.
O Mulher Presente também conta com importantes parcerias, como: Clínicas da Família, UPAs, CAPS, CREAS, CRAS, Conselhos Tutelares, além de instituições como Estácio, Veiga de Almeida, Firjan e a Rede Incluir. Os representantes dessas instituições foram homenageados durante o evento.