Câmara Municipal do Rio sedia evento pré-COP30

Ciclo de palestras e debates integra a Semana de Ação Climática

Por

Palco de discussões sobre leis voltadas para o combate às mudanças climáticas e pioneira na adoção de ações sustentáveis que fazem parte do cotidiano dos servidores, a Câmara do Rio sediará o "Fórum Parlamentar Pré-COP30", nesta quarta-feira (27), a partir das 9h. O evento faz parte da programação da Semana de Ação Climática do Rio (Rio Climate Action Week) e vai reunir parlamentares e especialistas de todo o mundo no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto para discutir novas ações e compartilhar experiências sobre como aprimorar os planos climáticos nacionais.

Os cidadãos que quiserem participar, de forma presencial ou virtual, deverão enviar um email para secretariat@globelegislators.org. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara.

Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD), que abrirá o evento, ressalta que a criação de normas eficientes é parte importante do enfrentamento à crise climática e aos profundos impactos econômicos e sociais provocados pelas mudanças no clima.

"O Poder Legislativo tem importantes contribuições a oferecer nesse tema. Na Câmara do Rio, aprovamos vários projetos para reduzir os efeitos das mudanças climáticas e proteger o cidadão. Sem falar nas medidas que adotamos internamente, para dar exemplo. Criamos a Coordenadoria de Sustentabilidade e já recebemos três vezes a certificação Lixo Zero", afirma Caiado.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, o vereador Diego Faro (PL), eventos como esse são essenciais para engajar a sociedade.

"A Rio Climate Action Week é uma oportunidade única para mostrarmos que o Rio pode liderar pelo exemplo. Acredito que o Legislativo tem um papel fundamental na construção de políticas públicas que não apenas respondam à crise climática, mas que também antecipem soluções. Às vésperas da COP30, é hora de unir governos, empresas e sociedade civil para transformar boas ideias em ações concretas porque o tempo de agir é agora", ressalta Faro, que falará na abertura do primeiro painel.