Rio vai sediar Cúpula de Prefeitos antes da COP30

Evento reunirá líderes mundiais para debater sobre clima

Por

Prefeito Eduardo Paes

O Rio de Janeiro vai sediar, de 3 a 5 de novembro de 2025, o Fórum de Líderes Locais da COP30, que terá início com a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 — o maior encontro global de cidades comprometidas com a ação climática. Realizada a cada três anos, a Cúpula de Prefeitos da C40 2025 vai reunir, no Rio, prefeitos de mais de 100 grandes cidades e lideranças climáticas globais, além de investidores, filantropos, organizações internacionais e representantes do setor privado e sociedade civil.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo prefeito Eduardo Paes, ao lado do prefeito de Londres e co-presidente da C40, Sadiq Khan, durante a London Climate Action Week.

A Cúpula vai marcar a abertura do Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio, organizado pela Bloomberg Philanthropies e pela Presidência da COP30. O evento antecede a COP30, que ocorrerá em Belém, a partir do dia 10 de novembro.

"Sediar a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, às vésperas da COP30, é um enorme orgulho para o Rio e para o Brasil. As cidades estão na linha de frente dos impactos da crise climática, e também das soluções. Estamos desenvolvendo ações concretas que protegem as pessoas e melhoram a qualidade de vida dos nossos cidadãos, como melhorias no transporte público, criação de áreas verdes e protocolos contra desastres climáticos. O evento será fundamental para reforçar o protagonismo local e mostrar como, juntas, as cidades podem acelerar a agenda climática global, mobilizando recursos e construindo parcerias para garantir um futuro mais seguro, saudável e justo para todos", afimrou Paes.

A Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 vai celebrar duas décadas de avanços das cidades da rede, criada em 2005. O encontro também vai apresentar as prioridades para os próximos 12 meses, com foco em manter o ritmo de ação necessário e garantir que as cidades disponham dos recursos para enfrentar os desafios à frente.