Projeto de cinema leva estudantes para Paris

Por

Alunos durante as filmagens

Entre os dias 3 e 7 de junho, a Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, será palco do encontro internacional "À Nous Le Cinéma!, que reunirá jovens cineastas, educadores e realizadores de 15 países integrantes da rede mundial Cinema, cem anos de Juventude. Em 2025, o evento ganha um significado especial ao comemorar os 30 anos da iniciativa, nascida na França em 1995, durante o centenário do cinema.

A participação de escolas públicas brasileiras acontece graças à ação do Programa Imagens em Movimento (PIM), que há 15 anos promove oficinas de cinema em escolas públicas. Nesta edição, dois alunos da Escola Municipal Brant Horta, localizada na Penha Circular, no Rio de Janeiro, foram selecionados para participar presencialmente do encontro. Eles apresentarão e debaterão o curta-metragem que realizaram ao longo do ano, inspirado no tema "Indivíduo, Grupo e Comunidade".

Para Ana Dillon, diretora do Imagens em Movimento, o evento é uma oportunidade ímpar de valorização da escuta e da expressão dos jovens participantes.

O programa Imagens em Movimento (PIM) é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas). O programa nasceu no Rio de Janeiro e desde 2022 alçou voo para outros estados: Espírito Santo, São Paulo e Bahia.

O PIM já beneficiou quase três mil alunos e 155 educadores no Brasil, ao longo de seus 15 anos de história. Foram realizados 229 filmes nas oficinas de cinema oferecidas para estudantes, que acontecem sempre no contraturno escolar.