Palácio Capanema é reinaugurado

Por

Local estava fechado há 10 anos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou nesta terça-feira (20), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, símbolo da arquitetura modernista brasileira.

Localizado no Centro do Rio, o prédio estava fechado há 10 anos. As obras de reforma, iniciadas em fevereiro de 2019, receberam investimento de R$ 84,3 milhões e foram conduzidas pelo Iphan, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Eduardo Paes exaltou a importância do Palácio Capanema para a cultura do Rio, destacando o simbolismo de um prédio erguido quando a cidade ainda era capital do Brasil. E fez um pedido ao presidente Lula:

- Que vossa excelência nos conceda a honra de tornar o Rio a capital honorária do Brasil, um título justo que a nossa cidade merece -, afirmou.

Estiveram presentes também a primeira-dama, Janja da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, e o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, entre autoridades das esferas federal e municipal.