Pré-folia tem mais de 99 blocos

Festa reuniu milhares de foliões, em diversas regiões da capital

Por

Último grito antes do início da folia oficial do Carnaval 2025 reuniu milhares de foliões

A uma semana da folia oficial, o Carnaval de Rua 2025 promete movimentar a cidade com mais de 99 blocos desfilando por todas as regiões do Rio. Desta sexta-feira (21) a domingo (23), a festa vai atrair milhares de foliões com eventos de agremiações queridinhas dos cariocas, como o megabloco Da Favorita, que fará um baile funk na Rua Primeiro de Março, no Centro; e os tradicionais Céu na Terra, em Santa Teresa; o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema; e o cortejo do Cordão Do Boitatá, também no Centro.

A festa começa nesta sexta-feira, com eventos de 11 blocos. Entre os destaques, a partir das 15h, o Ginga Tropical, que desde 2020 reúne cerca de mil foliões na Rua da Alfândega, no Centro; o B.C. Leão Da Pedra, no Santo Cristo, também na região central, às 18h; e o Virtual, que desfila pela Zona Sul, às 19h, no Leme.

Já o sábado - dia de maior concentração de agremiações, com cerca de 53 cortejos por todas as regiões do Rio - será liderado pelo Bloco da Favorita, atração do Circuito de Megablocos com seu baile funk a céu aberto. A concentração na Rua Primeiro de Março está marcada para as 7h. Desde 2013 animando as ruas da cidade com MCs de diferentes gerações e artistas estrelados, o Bloco da Favorita esse ano terá convidados surpresa.

No sábado, haverá o desfile do Céu na Terra, às 7h, em Santa Teresa; o Primeiro Amor, em São Conrado, às 9h; o Butano na Bureta, que homenageia as festas populares, às 12h, na Praça da Bandeira; e o Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, às 14h. Na Zona Oeste, o Balde Sulacap desfila às 16h; e o Bloco da Praia, em Pedra de Guaratiba, às 17h.

No domingo, outros 35 blocos saem para brincar. O tradicional Cortejo do Boitatá, no Centro, às 7h, puxa o bonde com sua animada banda, com bateria e orquestra de sopros em apresentações que chegam a durar sete horas.

Também foram destaques: Fogo e Paixão, no Largo São Francisco de Paula, às 8h; Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, também às 8h. Logo depois, vem o Gigantes da Lira, em Laranjeiras, às 9h; e o Empolga às 9, em Ipanema, às 11h.