Podas prévias abrem passagem para escolas
A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb e da RioLuz, realizou ações para desobstruir o caminho das escolas de samba que se apresentarão na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025. A Comlurb realizou 1.711 podas preventivas no trajeto dos carros alegóricos, da Cidade do Samba, na Gamboa, até o Sambódromo. O objetivo do serviço é proteger as árvores e os carros alegóricos das escolas de samba de eventuais acidentes, devido às manobras com veículos de grandes dimensões. Equipes de manejo arbóreo estarão de prontidão até o Carnaval e nos dias oficiais de folia para a eventualidade de algum serviço pontual e emergencial em alguma árvore.
A maior parte do serviço foi realizada durante a madrugada, para não causar nenhum transtorno no trânsito ou atrapalhar a dinâmica da cidade. Estiveram no roteiro dos serviços, as seguintes vias: Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, Avenida Salvador de Sá, Avenida Venezuela, Rua Rivadávia Corrêa, Rua Benedito Hipólito, Rua Sacadura Cabral, Rua Frei Caneca, Rua Pereira Franco, Rua João Paulo I, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcante, Rua Ulisses Guimarães e Rua Hélio Beltrão.
A poda foi realizada também nas árvores na área interna da Passarela do Samba. A Companhia utilizou motopodas, motosserras e caminhões com cesto aéreo e para remoção de galhadas.