Câncer infantil: prevenção já!

Campanha permanente visa elevar a conscientização sobre a doença

Por

Por Marcello Sigwalt

Chamar a atenção do mundo para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos vários tipos da doença, em crianças e adolescentes. Este é o principal objetivo da criação, no último sábado (15), do Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, o que motivou a Câmara do Rio a aprovar projeto que estabelece a Campanha Permanente de Conscientização sobre o Câncer Infantil na cidade.

Por meio dessa norma, a Secretaria Municipal de Saúde deve informar - por meio da Internet, cartazes, entre outros meios de comunicação disponíveis pelo Município - informar aos responsáveis sobre sintomas e alertas, além de formas de procurar ajuda. Criada há 23 anos pela organização sem fins lucrativos Childhood Cancer International (CCI), a data está associada à ideia de manter uma agenda global permanente de conscientização sobre o tema.

Para um dos autores do projeto da Câmara, o vereador Cesar Maia, essa "é uma nobre iniciativa apresentada pela Casa, que estimula ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil, que registra milhares de casos anualmente em crianças e adolescentes, e precisa ser combatido desde o início".

No Rio, apenas no período entre 2020 e 2024, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Painel Oncologia Brasil, aponta o registro de 502 casos diagnosticados de câncer entre crianças e adolescentes. Houve 100 novos casos em 2020, 105 em 2021, 122 em 2022, 125 em 2023, e 50 em 2024. Leucemia Linfóide (138 casos) e Neoplasia Maligna do Tecido Conjuntivo (104 casos) representam a maior parte desses diagnósticos.

Chave para salvar vidas. Assim a chefe de pediatria do Inca, Sima Ferman, define a importância da descoberta precoce da doença. "O câncer pediátrico é um problema de saúde pública no país, porque é a principal causa de morte por doença em crianças de 1 a 19 anos. Por outro lado, é potencialmente curável se o diagnóstico for precoce e houver o tratamento em centros especializados.