Rio abre 1º eletroposto do país
Cidade 'toma a dianteira' na mobilidade sustentável nacional
A cidade do Rio deu um passo histórico rumo à mobilidade sustentável, neste sábado (15). O primeiro eletroposto exclusivo para veículos elétricos e híbridos em espaço público do Brasil foi inaugurado na Barra da Tijuca. A estação de recarga rápida é resultado do Projeto Eletroposto Carioca, desenvolvido pela empresa EZVolt, em parceria com a Prefeitura do Rio e a rede C40 Cities.
O Eletroposto Carioca é o primeiro eletroposto público da cidade, parte do projeto Sandbox.Rio, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que foca em projetos de inovação. O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de lançamento ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e falou sobre o apoio da cidade aos novos negócios.
- O que a prefeitura faz é chamar os inovadores: venham cá que a gente quer fazer junto com vocês. A cidade vai apoiar, a cidade quer ser laboratório dessa sua experiência, quer que você viabilize seu negócio e identifique novas possibilidades de negócios para nossa cidade. O Rio tem muito centro de pesquisa e desenvolvimento, tem muita universidade boa, tem muita gente produzindo coisa interessante. E a gente aqui quer sempre estar de braços abertos para quem inova, para quem inventa e para quem cria.
Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes, e o subprefeito da Barra da Tijuca, Leandro Marques e representantes do C40 Cities e da EZVolt.
A empresa EZVolt, especializada em serviços de infraestrutura de recarga elétrica teve projeto aprovado no primeiro ciclo do Sandbox.Rio, sob coordenação da SMDE. O programa está em seu segundo ciclo. Outro exemplo de iniciativa selecionada é a Whoosh - que opera patinetes na cidade.