Por:

Calendário 'dá a largada'

Prefeitura do Rio lança calendário esportivo oficial da cidade

Em parceria com o Visit Rio e a Riotur, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, lançou nesta terça-feira (18), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o calendário esportivo oficial da cidade.

A partir de agora, todos os eventos esportivos legalizados estarão reunidos em um único site (https://visitrio.com.br/eventos-esportivos-no-rio-de-janeiro/), que será constantemente atualizado com a confirmação de novas atividades.

Para este ano, a previsão é de que 350 eventos sejam realizados no Rio, dos quais 190 dedicados às corridas de rua.

Segundo projeção do Visit Rio, que busca fomentar o turismo na cidade, 117 eventos, ao todo, devem atrair cerca de 690 mil competidores, gerando um impacto econômico estimado em R$ 2,2 bilhões. Em 2024, o Rio sediou 322 eventos, dos quais 78 reuniram 452 mil participantes e provocaram um impacto econômico de R$ 1,4 bilhão.

"O lançamento do calendário é um passo importante para atrair mais eventos e fortalecer o setor no Rio de Janeiro. O trabalho começou em 2023, em parceria com o Visit Rio, permitindo um monitoramento mais transparente sobre o impacto dos eventos na cidade. Com um histórico consolidado em grandes eventos, o Rio segue buscando novas oportunidades para ampliar esse cenário e reafirmar seu protagonismo — afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Os eventos podem obter os alvarás de realização, de forma integral, por meio do site Carioca Digital (https://home.carioca.rio/). Entre os grandes destaques de 2025, estão o Rio Open, Sail GP, Liga das Nações de Vôlei, Mundial de Ginástica Rítmica e a Maratona do Rio.

"Estava ali olhando a foto do Cristo e pensando: o Rio de Janeiro é único. A vocação da nossa cidade olímpica continua forte, recebendo eventos importantes para nós que vivemos o mundo olímpico", destacou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta.