O que é belo é para ser visto, e o aumento do número de pessoas que têm visitado o centenário Palácio Pedro Ernesto é uma prova disso. O prédio histórico da Cinelândia, local de trabalho dos vereadores cariocas, registrou um salto de 56,9% nas visitações em 2024, ante o ano anterior.
O estilo arquitetônico eclético e as obras de arte do rico acervo cultural do prédio atraíram um público de 14.366 pessoas. Em 2023, foram 9.153 visitas.
"A nossa população e os turistas estão vindo em massa conhecer a Câmara. Isso deixa a gente muito feliz, porque a nossa Casa é do povo e para o povo mesmo. As suas portas sempre vão estar abertas", comemorou o presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado.
Levantamento do Cerimonial da Câmara do Rio aponta julho como o mês com maior número de visitantes. Quase 3 mil pessoas participaram do tour gratuito. Janeiro também foi destaque, com 2,5 mil visitantes. E este ano de 2025 promete: a média de visitas guiadas no início de janeiro tem sido de 250 pessoas por dia.
No Palácio, há obras, como o mural de 50m² "O Grande Tríptico", do pintor Eliseu Visconti, com elementos que remetem à cidade e à legislação, e o quadro "Primeira Emancipação Municipal", do artista Pedro José Pinto Peres, que retrata a assinatura da Lei Saraiva pela Princesa Isabel, em 1885.