Serviço aquaviário terá leilão

Prefeitura do Rio prevê que certame deve ocorrer em 5 de dezembro

Por

Por Marcello Sigwalt

Com vistas a facilitar a mobilidade de passageiros no Rio de Janeiro, a Prefeitura do rio anunciou, nessa segunda-feira (11) que realizará, em 5 de dezembro próximo um leilão de concessão de novo serviço de transporte aquaviário entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Segundo adiantou o diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), a iniciativa já teria despertado o interesse de, pelo menos, três grupos.

Do ponto de vista do consumidor, o projeto pode contribuir para melhorar a conectividade entre os terminais, além de representar uma opção rápida e prática de deslocamento para passageiros, com redução do tempo com o trânsito, pelas vias terrestres.

Em paralelo com a ação da administração pública carioca, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a amplitude das metas federais no âmbito da infraestrutura. Entre elas, a realização de 35 leilões de rodovias até o final do atual mandato, com potencial de movimentar R$ 190 bilhões em investimentos.

Como condicionante para o êxito da empreitada, o ministro considerou vital a participação do setor privado para a execução desses projetos, cujo foco é o fortalecimento de parcerias em favor do desenvolvimento econômico e ampliação das opções de mobilidade e conectividade.

Na oportunidade, Renan comentou a importância, do que chamou de 'pragmatismo' do governo federal, no que toca ao incentivo à agenda de investimentos, por meio da adoção de uma posição 'mais centrista', visando atrair capital privado para viabilizar grandes obras. Ao participar de evento no Palácio do Planalto, o ministro comparou sua gestão com a de seu antecessor, o governador de SP, Tarcísio de Freitas, em que ambos têm procurado valorizar a cooperação mais efetiva com o setor privado.