Além de ser reconhecido mundialmente como um grande destino turístico de lazer, o Rio tem se consolidado com parte da rota do turismo esportivo. Os visitantes vão à cidade tanto para praticar ou assistir os esportes, que vão desde os mias tradicionais como as corridas de rua, até os campeonatos de e-sports. Assim como em outros segmentos, essa parcela do público gera empregos e impulsiona o desenvolvimento de serviços, além de fortalecer a imagem da cidade no cenário internacional.
Uma grande novidade para alguns, mas já bem consolidado entre os mais jovens, os e-sports movimentam bilhões de dólares mundialmente, por exemplo. Uma pesquisa do Global Games Market Report 2024 da Newzoo, mostrou que o mercado global de jogos eletrônicos deve continuar o crescimento este ano e somente a América Latina gera um mercado de US$ 9,1 bilhões em receita.
O presidente do HotéisRio, Alfredo Lopes diz que desde a realização das Olimpíadas de 2016 o Rio se qualificou para ser destino turístico também entre os esportistas.