Por:

Rio é mais habitável do que SP

Por Marcello Sigwalt

Entre as cidades mais 'habitáveis' do Planeta, o Rio de Janeiro figura como a 6ª melhor da América Latina, em ranking de 2024, elaborado pela revista britânica "The Economist", que reconheceu a cultura e qualidade de vida da 'Cidade Maravilhosa', que desbancou a 'terra da garoa', São Paulo, que agora passou a amargar a sétima posição.

Pelo estudo da publicação europeia - que abrangeu 173 cidades, em todo o mundo - a liderança latino-americana coube a Buenos Aires (Argentina), seguida de Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile), respectivamente no segundo e terceiro lugares no continente, mediante pontuações superiores a 80. Na segunda fila vêm San Juan (Porto Rico), Lima (Peru) e San José (Costa Rica).

Para o avanço do Rio no ranking, o índice considerou cinco categorias essenciais: estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura. Por esses critérios, a Capital fluminense exibiu uma melhora na qualidade de vida e na oferta de serviços, fatores por mantê-la entre as preferidas para morar na América Latina, mesmo ante os diversos desafios urbanos. Pelo lado positivo, a cidade apresenta um cenário cultural vibrante, pontos turísticos icônicos e uma infraestrutura revigorada para receber tanto moradores quanto turistas.

De acordo com "The Economist", tanto o Rio, quanto outras cidades latino-americanas registram aumento na migração regional, em especial, de imigrantes da Venezuela, em busca de melhores condições de vida. Tal movimento tem exercido impacto sobre a capacidade de adaptação e acolhimento da cidade.

Já no ranking global de habitabilidade, a ponta é do Canadá, um dos principais destinos de expatriados, em que as cidades de Calgary e Vancouver, estão entre as dez cidades mais habitáveis do mundo. Toronto aparece na 12ª posição. Essas colocações refletem a excelência dos sistemas públicos canadenses, sobretudo nas áreas de saúde e educação, além de variáveis, como estabilidade política e segurança.