O 5º Congresso Mundial de Educação do Sesc RJ vai acontecer de 23 a 25 de outubro, na sede da instituição no Flamengo, Zona Sul do Rio. Com o tema, "Por uma educação que caiba o mundo: imaginar e realizar "inéditos viáveis"', o evento vai reunir grandes nomes do Sul Global, pesquisadores, professores e estudantes. As inscrições gratuitas podem ser feitas em congressomundialdeeducacao.com.br
Nessa quarta-feira (23) , o congresso iniciará com uma mesa redonda com os palestrantes Ana Patrícia Nogueira (Colômbia), Mara Karidy (México) e Jeremias Chauque (Argentina) sobre propostas educacionais inovadoras, seguida de palestra com Gabriel Chalita, educador do Sesc RJ.
A luta por uma educação decolonial e contracolonial será tema do encontro entre Ana Mumbuka (Brasil), Stephanie di Chiara (Brasil) e Augustín Lao Montes (Porto Rico).
Nessa quinta (24), a mesa vai discutir os desafios contemporâneos da educação com Jorge Enrique García Rincón (Colômbia), Silvia Finocchio de Flasco (Argentina) e Maria Martinha Barbosa Mendonça (Brasil).
O último dia do evento (25/10) iniciará com o físico Gabriel Guerrer em um bate-papo sobre mente-matéria.