Por:

Funcionários ocupam o Hospital de Bonsucesso

Por Marcello Sigwalt

Em protesto contra a mudança na gestão da unidade de saúde, assim como pela suspeita de desvio de recursos, servidores ocupam, desde essa quarta-feira (2), salas da direção do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

Um dos principais motivos da revolta dos manifestantes é a nova gestão do hospital, desde abril, conduzida pelo Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre (RS), o que pegou de 'surpresa' os funcionários.

Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev), Christiane Gerardo, a decisão pela ocupação da unidade foi tomada em assembleia dos servidores, nessa quarta-feira (2), quando estes puderam ter acesso a uma planilha que atestava o 'desvio de recursos' na previsão orçamentária do HFB, em favor do Grupo Conceição. "O que está acontecendo são desvios de finalidade na previsão orçamentária, o que contraria o próprio estatuto do Grupo Conceição, que eles está 'pegando' nossos recursos", denunciou.

De acordo com a planilha, um montante superior a R$ 28 milhões teria sido transferido para o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição, a pretexto de garantir uma 'suplementação orçamentária', a fim de "expandir os serviços de radioterapia em unidades do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul".

Tais alterações haviam sido solicitadas no ano passado, na gestão de Helvécio Miranda Magalhães Júnior, exonerado sob acusação de tráfico de influência na contratação de uma empresa para operar serviços em hospitais da rede federal no Rio.

Para manter a 'pressão' sobre a pasta, cerca de 40 pessoas vão se revezar na 'ocupação'. De acordo com os organizadores, mais de 10% do efetivo profissional estão envolvidos diretamente nas manifestações.