Importante instrumento de transformação dentro de sua comunidade, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) passou por reforma nos últimos meses.
À primeira vista, as mudanças podem parecer apenas estruturais, mas o impacto que o equipamento cultural exerce sobre as mais de duas mil pessoas que frequentam o espaço mensalmente é ainda maior. As melhorias foram realizadas através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e a Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP-RJ), com um investimento de R$ 1,5 milhão.
A intervenção teve início em janeiro e será entregue na segunda quinzena de outubro. Durante as obras, residentes da própria comunidade foram contratados para transformar o espaço em um lugar ainda mais especial. Como é o caso de Fábio Motta, 45 anos, morador de Manguinhos há mais de 30 anos, que participou ativamente de todo o processo.
"Tenho três filhos, dois netos, e todos foram criados aqui. Na Biblioteca de Manguinhos, eu fiz aula de música, minha filha e minha esposa estudaram informática. Esse local representa bastante coisa para a nossa família e, para mim ", conta o pintor, refrigerador e pedreiro.