A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lança o edital do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - Edição Especial Resgate (PNAP-Resgate). O Programa prevê a seleção de pesquisadores-doutores para a concessão de bolsas, visando a incentivar a produção de trabalhos originais desenvolvidos no âmbito do Projeto Resgate Barão de Rio Branco. As bolsas terão duração de 10 meses, no valor de R$ 3.100 mensais, e serão destinadas a historiadores com experiência no manejo das fontes que compõem o acervo do Projeto.
O Projeto Resgate Barão do Rio Branco é um programa de cooperação arquivística internacional que visa reunir, catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência.
O gérmen da institucionalização do Projeto iniciado em 7 de setembro de 1966, por meio do Acordo Cultural celebrado entre o Brasil e Portugal.
Estão disponíveis duas vagas: uma destinada à ampla concorrência, e uma específica, destinada a candidato(a) autodeclarado(a) negro(a).