Com a deflagração da Operação Terabyte, simultânea em todo o país, a Polícia Federal prendeu, nessa quarta-feira (25), no Rio, três homens acusados de armazenar arquivos com imagens de abuso sexual infantil. Tais alvos foram localizados na Penha (Zona Norte), em São Gonçalo (região metropolitana) e em Valença, no sul do estado.
No território nacional, estão sendo cumpridos, ao mesmo tempo, 141 mandados de busca e apreensão, em operação que mobiliza mais de 750 policiais, com o objetivo de identificar criminosos que atuam na Internet, por meio da armazenamento e compartilhamento de material associado a abuso infanto-juvenil.
Em Valença, um homem de 68 anos foi preso em flagrante com mais de 17 mil arquivos de abusos.
Responsável pelo comando da operação, a delegada da Polícia Federal, Rafaella Parca, explica que a prioridade é para o 'gromming', termo que remete ao aliciamento de abusadores pela Internet que, após ganhar a confiança de criança e adolescentes, usando perfis falsos.
Atraídos por fictícios sorteios de celular ou qualquer outra motivação em pauta no meio digital), os menores acabam enviando fotos, quando então, passam a ser ameaçados.