Por:

Festival 'turbinará' o RIOGaleão

Por Marcello Sigwalt

Sinalização de sucesso do evento ano, o Aeroporto Internacional do Galeão deverá receber, pelo menos 47 mil passageiros, mediante 380 voos extras, no período de 13 a 24 de setembro, quando ocorre o Rock in Rio, um dos maiores festivais de rock do planeta, o que representa um movimento aéreo quatro vezes superior ao verificado na edição anterior, estima a concessionária RIOGaleão.

No que toca ao número de passageiros e operações de pousos e decolagens, o crescimento deve chegar a 200% e 130%, respectivamente, no mesmo comparativo. Quanto à origem e destino dos voos, o destaque cabe às capitais, São Paulo (SP), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Ao admitir que o aeroporto 'está preparado para atender à demanda extra, o diretor de Operações do RIOgaleão, Dimas Salvia, afirmou que, no momento, o foco está voltado a manter o padrão de serviço e experiência dos passageiros, por meio do reforço das equipes de atendimento e limpeza, sem contar a oferta extra oito carrinhos elétricos, que visam facilitar o transporte de passageiros no terminal.

Também serão reforçadas as frotas dos serviços de transporte, a exemplo de táxis conveniados e aplicativos, ao passo que o aeroporto servirá como 'ponto de partida' do Primeira Classe, termo que designa o ônibus executivo, a ser empregado no trajeto até a Cidade do Rock, com embarque no Terminal 2 entre os portões B e C do desembarque.

Mas avançando para além da infraestrutura aeroportuária, propriamente dita, o Aeroporto Oficial do Rock in Rio Brasil 2024 proporcionará novidades especiais, pois, no desembarque doméstico, os passageiros terão uma ambientação singular, em sintonia com o clima do festival, com apresentações ao vivo dos DJs Totonete e Tamy, em dias variados do evento.

Já na área VIP, haverá uma experiência interativa, em que um painel mostrará as diferentes origens dos visitantes em trânsito no RIOgaleão, em alusão aos dez anos da concessionária e aos 40 anos do Rock in Rio. Para este ano, a expectativa do RIOGaleão é de receber 14,2 milhões de passageiros, o dobro do contingente observado em 2023, de 7,9 milhões de passageiros.