Por:

Cidade do Rock terá câmeras OCR para triagem de acesso

Segurança do evento terá forte apoio da tecnologia | Foto: Divulgação

Tecnologia que visa vetar o acesso a motoristas não cadastrados, câmeras OCR (de reconhecimento de placas), em pontos de bloqueio, serão usadas para impedir o trânsito no Entorno da Cidade do Rock.

Ao fazer a leitura digital das placas dos veículos, o equipamento indicará, por um sistema de cores, quem poderá acessar a área restrita.

Dessa forma, veículos de moradores previamente cadastrados receberão a 'luz verde', que lhes franqueará o acesso. Em contraponto, a 'luz vermelha' direcionará os veículos aos agentes de trânsito, fora da área bloqueada.

 

Fiscalização usará videomonitoramento

Além do controle dos bloqueios, a nova tecnologia permitirá monitorar o trânsito em tempo real pelos órgãos de segurança, a prefeitura poderá realizar uma fiscalização, por videomonitoramento, nas vias do entorno do Parque Olímpico, tendo em vista assegurar a mobilidade nas vias de acesso à Cidade do Rock, assim como 'coibir' possíveis irregularidades na área bloqueada, a exemplo de veículos estacionados em locais proibidos.

O sistema de sinalização das principais vias atenderá a Resolução Contran nº 909/2022.

Tarifa cara de táxis pode ser 'evitada'

Para quem não quer se aventurar a ir de táxi ao Rock in Rio - cuja corrida pode passar de R$ 191, dependendo da distância - a solução seria o MetrôRio, BRT Expresso Rock in Rio ou por ônibus Primeira Classe. O MetrôRio funcionará 24h, com embarque de madrugada na estação Jardim Oceânico, às estações das linhas 1, 2 e 4.

Já o serviço do BRT "Expresso Rock in Rio" terá pontos de embarque nos terminais do Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, conduzindo os fãs ao Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo do evento.