A iniciativa Sandbox.Rio, da Prefeitura do Rio, apareceu como destaque em uma lista de 35 iniciativas governamentais de inovação, das 338 elencadas pelo BrazilLab - aceleradora e hub de inovação de GovTechs no Brasil e America Latina. A iniciativa faz parte do objetivo de tornar a cidade na capital da inovação da América Latina.
O dado foi divulgado no estudo Mapa GovTech, desenvolvido e divulgado pela aceleradora com apoio da Oracle, visando a conectar empreendedores a líderes públicos, estimulando a cultura de inovação no setor público, segundo a organização.
"O projeto é parte de um objetivo maior, que é transformar o Rio na capital da inovação da América Latina. Ao melhorar o ambiente de negócios, dando mais segurança jurídica a quem quer inovar na cidade, o projeto facilita a entrada de inovação aqui, fortalecendo esse ecossistema. Estamos felizes com mais esse reconhecimento", declarou Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.
O projeto Sandbox.Rio oferece um ambiente regulatório experimental para testes de produtos, serviços e processos que trazem soluções inovadoras e tecnológicas para a cidade e os cariocas. Através de edital de chamamento, são selecionados projetos que podem auxiliar o desenvolvimento econômico da cidade, como uso de drones em delivery e instalação postos de recargas de veículos elétricos. O projeto auxilia na redução dos custos e tempo de entrada das ideias inovadoras no mercado, facilita a obtenção de financiamento para novos projetos, e oferece maior segurança jurídica.
Segundo seus organizadores, o Mapa GovTech é realizado com objetivo de apresentar um balanço do cenário de GovTechs brasileiras - ecossistema em que os governos colaboram com startups e outros agentes de inovação e tecnologia para a entrega de produtos e serviços voltados para a solução de problemas públicos.
O Sandbox.Rio aparece em destaque ao lado de iniciativas como (011).lab, Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo; BNDES Garagem, inciativa de apoio a startups promovida pelo BNDES; Conexões para Inovação, da Petrobras e outros. Para o estudo, foram mapeadas 338 inciativas do poder público, dando destaque a 35. Dentre 475 startups e PMEs também mapeados, são 30 empreendimentos em destaque e 55 "para ficar de olho".