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Rock in Rio faz movimento por um mundo solidário

Rock In Rio 2024 tem ação contra a pobreza inspirada pelo 'Dia Brasil' do festival | Foto: @Bleia Moriva/ Rock In Rio

No ano em que celebra os 40 anos de história, o Rock in Rio realiza uma iniciativa inédita ao unir 53 grandes artistas da música brasileira para espalhar uma mensagem poderosa na busca pela construção de um mundo melhor. Desde o início da tarde deste domingo, os fãs já conseguem ouvir a música "Deixa o Coração Falar" em todas as plataformas de streaming. A cada play da música, o público contribui para as duas ONGs que são apoiadas pelo festival nesta edição: a Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, por meio do Favela 3D.

O festival, como uma plataforma de comunicação, usa esse poder de convocatória com o público e as marcas para compartilhar essa mensagem de união, para fazer diferença na vida de milhares de pessoas. Tanto que a letra, carregada de esperança, vai emocionar e encantar os ouvintes ao provocar uma reflexão de união, incentivando as pessoas a dialogarem e a se abraçarem para que não haja mais divisões no mundo.

Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World reforça a filosofia de que juntos, o sonho acontece: "Estamos mais uma vez convocando o público, as marcas e mobilizando nossas plataformas e as de nossos parceiros para uma reflexão profunda sobre como podemos nos unir, mesmo diante de nossas divergências, para enfrentarmos juntos os desafios reais que afetam a todos. Acreditamos firmemente que é somente por meio dessa união que poderemos avançar e construir um mundo melhor para todos. Para esta edição de 40 anos do Rock in Rio selecionamos duas das maiores causas urgentes no país neste momento como representação de muitas outras causas que podem ser abraçadas. Este será um grande movimento que mostrará que, de fato, a união, mais do que nunca, faz a força".

Parceria

Essa é a segunda parceria entre a Rock World, a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen para mostrar como somar forças pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Por meio do projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), em 2023, na estreia do The Town, o festival e seus parceiros se uniram para interromper o ciclo de pobreza na Favela do Haiti, em São Paulo, onde 290 famílias foram beneficiadas. Para a edição de 2024 do Rock in Rio, o projeto do Favela 3D chega nas áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, no Rio de Janeiro. Essa é uma das primeiras favelas contempladas por essa iniciativa, não necessariamente a única que fará parte do programa.

Edu Lyra, fundador e presidente da ONG Gerando Falcões, criou o projeto Favela 3D por meio de uma reflexão inspirada na corrida espacial, sobre o porquê de estarmos esgotando nossas capacidades e recursos para colonizar um outro planeta, enquanto ainda existem milhares de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza na Terra.

A partir disso, o Favela 3D nasce para transformar essa realidade. Um projeto de atuação sistêmica que propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local. "O Brasil precisa se juntar, se unir para vencer a pobreza, esse é o nosso grande e verdadeiro desafio. Juntar o país em uma única direção de acabar com a pobreza. A favela não é o problema, ela é potência", explica Edu.

Com a metodologia, 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas, que vivem na região serão beneficiadas pelas iniciativas, que visam fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para o desenvolvimento da região. O objetivo é impactar 150 famílias em trilhas de qualificação profissional e levar outras 125 para a dignidade — empregando 95% das pessoas da região. "Além disso, também queremos formar 20 jovens e lideranças comunitárias para seguir com o trabalho, mesmo após o fim do projeto. Teremos, ainda, uma intervenção física, a partir do urbanismo social, em um espaço coletivo", finaliza o presidente da ONG. O projeto terá duração de dois anos e será realizado pelo parceiro de execução, Entre o Céu e a Favela, ONG da rede Gerando Falcões.

A Gerdau, parceira de longa data da Gerando Falcões em outros projetos envolvendo a revitalização de habitações de comunidades e na iniciativa da Favela 3D na Favela do Haiti (SP) lançada em 2023, reafirma seu compromisso em deixar um legado e impactar positivamente as regiões em que está presente. "Unimos esforços mais uma vez para atuar em um projeto que impactará transversalmente a vida das famílias que residem no Morro da Providência. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios da sociedade e em transformar o cenário habitacional no Brasil, uma vez que a habitação é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social", afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. "Essa parceria possibilitará a construção de um novo futuro por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local."

"Integrar uma parceria como essa não poderia estar mais alinhado ao propósito da Fundação Grupo Volkswagen, que é somar esforços em favor da mobilidade social no Brasil, promovendo a prosperidade socioeconômica de comunidades vulneráveis por meio da inclusão produtiva, geração de renda, empregabilidade e empreendedorismo. O apoio a iniciativas como o Favela 3D, tão relevantes e que geram um impacto social positivo tão significativo, nos coloca no rumo desses objetivos institucionais. No ano passado, a partir dessa parceria, transformamos a realidade de quase 300 famílias da Favela do Haiti, em São Paulo. Hoje, fortalecemos essa missão ao anunciar um novo projeto para mais de mil moradores da Providência, no Rio de Janeiro", comenta Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente e de Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Cidadania

Já a Ação da Cidadania, parceira de longa data do Rock in Rio, chega para atuar no combate à fome. De acordo com a ONG, 64 milhões de brasileiros têm algum grau de insegurança familiar e quase 60% dos lares com insegurança familiar são chefiados por mulheres. Dentre as ações já realizadas em parceria com o festival estão a campanha do Natal Sem Fome, em 2021, quando 1.700 toneladas de alimentos foram entregues a mais de 700 mil pessoas beneficiadas. Desde 2017, os leilões beneficentes arrecadam valores que são destinados ao projeto da Ação da Cidadania e o Amazonia Live, que promove o reflorestamento da floresta amazônica — apenas na edição de 2022 foram arrecadados R$ 230 mil e, no total até agora, já contou com mais de 4 milhões de árvores plantadas na região. Para dar início e estimular o movimento, o Rock in Rio se compromete a doar 1.5 milhão de refeições.

"Nesses mais de 30 anos de Ação da Cidadania, o Roberto Medina e sua família sempre foram grandes parceiros nas campanhas contra à fome e às desigualdades sociais. O Rock in Rio, mais uma vez, vai mobilizar o público e toda a sociedade civil para tirar o Brasil do mapa da fome. E contar com tantos artistas incríveis tornará esse movimento ainda maior", celebra Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

"Nós acreditamos no poder da mobilização e por isso convidamos nossos parceiros, clientes, fornecedores, colaboradores, seguidores e amigos para tomarem ação em uma grande corrente do bem. Nosso objetivo é que o movimento ecoe e atinja a população em geral, revitalizando o espírito solidário", conta Roberta Medina, que completa: "Novos projetos também poderão ser apoiados, à medida que as doações sejam feitas pelo público no momento da venda de ingressos, aconteça o tradicional leilão de Fans For Change e com as receitas geradas por meio da doação dos direitos autorais da música e do vídeoclipe.".