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O 'Efeito Madonna' na capital: R$ 300 milhões para a economia

Segurança foi um dos pontos mais reforçados para o show | Foto: Rafael Campos

A apresentação de proporções gigantescas da cantora Madonna neste sábado (4) aumentou o turismo na capital, com possibilidade de os turistas se estenderem a cidades próximas do interior e reflexo em vários setores da economia. Toda a cadeia produtiva está a postos com atividades relacionadas a transportes, meios de hospedagem, bares e restaurantes, além dos atrativos turísticos e setor de entretenimento. O Governo, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio, celebra a boa fase garantida pelo show com estimativa de impacto de R$ 300 milhões na economia da capital fluminense.

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro se tornou o destino brasileiro mais procurado por viajantes globais na plataforma Booking, de 3 a 5 de maio. A cidade também é o segundo destino das Américas mais buscado por viajantes de todo o mundo no período do show, atrás apenas de Nova York. A rede hoteleira de Copacabana e Leme atingiu 96% de ocupação para este fim de semana, segundo a última atualização do HotéisRio, sindicato dos meios de hospedagem da capital fluminense. A média de ocupação em toda a cidade ficou em torno de 85%.

"Os números retratam a importância deste show para toda a cadeia produtiva do turismo com impactos na economia do nosso estado, além da exposição da imagem do Rio de Janeiro em todo o mundo, que é incalculável", disse o governador Cláudio Castro.

A região de Copacabana e Leme lidera a taxa de ocupação de quartos de hotéis, seguida de Ipanema e Leblon (82,4%), Centro (77%), Barra/Recreio (73%) e Flamengo/Botafogo (70%). A entidade afirma que os números podem ser ainda maiores.

Para o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, os números refletem o sucesso da cadeia produtiva do segmento que engloba diversas segmentações do fluxo turístico.

"Nosso estande instagramável #tônoRio, no Posto 4 da Praia de Copacabana, ficou com atendentes bilíngues para informações turísticas e apoio de policiais do BPtur", comentou Tutuca.

Segurança

O governo intensificou a segurança em Copacabana para o show. O planejamento foi acompanhado pelas autoridades no Centro Integrado de Comando e Control, quanto no seu braço móvel, estrategicamente posicionado na Praça do Lido, a poucos metros do palco principal, equipado com um caminhão de comando em operação com 30 câmeras vinculadas a um avançado sistema de reconhecimento facial e drones que sobrevoam a orla.

Em 18 pontos estratégicos de revista, foram instalados pórticos com câmeras de reconhecimento facial que monitoram os presentes, com capacidade de confrontar instantaneamente as imagens captadas com uma base de dados pré-existente, garantindo uma verificação eficaz e rápida na multidão.