Por:

Governo divulga resultado da licitação do Maracanã

Consórcio da Arena 360, que gerencia o Mané Garrincha, foi desclassificada | Foto: Governo do Rio

O Governo do Rio divulgou o resultado da segunda fase da licitação do Maracanã. O consórcio formado por Flamengo e Fluminense obteve 117 pontos, enquanto o formado por Vasco e WTorre ficou com 81 pontos e o da Arena 360, que tem a equipe do estádio Mané Garrincha, ficou com 54 pontos, não se classificando para a terceira fase do processo, já definida pela Comissão Especial de Licitação da Secretaria de Estado da Casa Civil, 30 de abril, quando será feita a abertura dos envelopes de proposta financeira, fase que vai definir o vencedor da licitação.

"O processo de licitação segue dentro da mais absoluta legalidade e dentro do cronograma traçado. O edital prevê que o Maracanã tenha a melhor gestão e se mantenha como um importante ícone do esporte e do turismo do país", disse o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.

A concorrência foi preparada com base no critério técnica e preço. O contrato, gerido pela Secretaria de Estado da Casa Civil, inclui a gestão do Estádio Maracanã e o Maracanãzinho. A secretaria será responsável pela fiscalização da execução dos serviços previstos.

De acordo com o edital, estão previstas para o Maracanã obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar-condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol, entre outras intervenções. Já para o Maracanãzinho serão realizados reparos da cobertura do ginásio, novo sistema audiovisual e acústico, requalificação das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.

Critérios e pontuação

Para tentar conseguir uma maior pontuação, o Vasco havia firmado um acordo com a WTorre para mandar alguns jogos do Santos, que também tem a empresa como a responsável pela nova Vila Belmiro, no Maracanã. Porém, a equipe de licitação não aceitou os jogos.

"O Licitante apresenta documentos comprobatórios de que é detentor, em consórcio, de 34 datas do C.R. Vasco da Gama, pertencentes a Competições listadas no Item 12.4 (I) do Edital.

No que se refere as datas pertencentes aos Clubes Santos FC e Brusque FC, forçoso reconhecer que as mesmas não se prestam a cumprir a exigência editalícia, uma vez que se tratam de Entidades de prática de futebol sediadas em outros Estados da Federação e tal condição impõe aplicação das restrições prescritas em regulamentos próprios da Confederação Brasileira de Futebol, notadamente o RGC (art. 14 e 23), que textualmente reconhece como excepcional a transferência de uma partida de futebol, tanto de campo de jogo como da União Federativa à que o Clube está federativamente vinculado.

No caso presente, mesmo em condições excepcionais, tais datas ofertadas necessitavam para tanto, ter o Maracanã como sede, de autorização expressa da CBF e das respectivas Federações mentoras dos Clubes respectivos, a saber Federação Paulista e Federação Catarinense.

Posto isto, as datas, embora ofertadas, não podem ser livremente dispostas pelos Clubes e eventual contabilização estaria ferindo flagrantemente o preceito do Edital, no qual relembre-se, as datas servem para garantir a prioridade do Estádio como palco de futebol".

Olhando para o calendário 2024, a proposta de Flamengo e Fluminense calculou 77 mandos possíveis — 38 do Fla e 39 do Flu, considerando a Recopa 2024. A dupla, neste caso, bateria a pontuação máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.