Por:

Fecomércio RJ faz parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia

Antonio Queiroz e Juana Nunes, do ministério da Ciência e Tenologia | Foto: Helio Melo

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, assinou com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação uma carta de intenções que estabelece as bases para uma futura cooperação técnica na área de acessibilidade e inclusão, a ser posta em prática no Centro de Referência em Educação Inclusiva, na sede do Sesc/Senac da Tijuca.

O Centro vai oferecer formação para educadores e atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down). Serão oferecidas 100 vagas para atendimento neste ano, e a expectativa é capacitar 2 mil educadores no mesmo período.

Para os atendidos em idade profissional, o centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

"Essa é uma iniciativa que deve ser espalhar pelo Brasil porque a gente entende que a educação pública de qualidade deve ser oferecida todos, com adaptação curricular, que contribua com a aprendizagem e autonomia dos indivíduos. Para nós, do MCTI, a popularização da ciência tem um papel fundamental nesse processo", declarou Juana Nunes, que é mãe de uma menina autista de 9 anos e diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação do ministério.

O centro ocupa uma área de 570 m² no primeiro andar do Sesc Tijuca e possui equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial; uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação; e duas salas de atendimentos transdisciplinares em pequenos grupos e dois consultórios médicos para atendimento psiquiátrico e neurológico.

"A inclusão é um pilar sobre o qual, diariamente, erguemos nossos ideais e direcionamos nossas ações. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades, sem diferenças ou discriminações. É com essa convicção que damos vida ao CREI, um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de parcerias estratégicas, estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso", declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.