Por:

Sesc RJ de olho na inclusão

Antonio Florencio Queiroz participou da inauguração | Foto: Hélio Melo/ Sesc RJ

O Sesc RJ e o Senac RJ inauguraram, nesta segunda, 1º de abril, o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), na Tijuca, que vai oferecer formação para educadores e atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 - T21 (Síndrome de Down). Serão oferecidas 100 vagas para atendimento em 2024. As inscrições iniciam no dia 9 de abril, por faixa de idade.

"A inclusão é um pilar sobre o qual, diariamente, erguemos nossos ideais e direcionamos nossas ações. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades, sem diferenças ou discriminações. É com essa convicção que damos vida ao CREI, um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de parcerias estratégicas, estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso", disse o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, na inauguração do Centro.

O CREI ocupa uma área de 570 m2, no primeiro andar do Sesc Tijuca. Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais, entre eles, educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista, o Centro de Referência vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. As atividades acontecerão fora do período escolar.

Para os atendidos em idade profissional, o Centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

Outro diferencial do CREI é um espaço que simula um apartamento composto por um quarto, dois banheiros, sala e cozinha para o desenvolvimento de habilidades para a vida diária. Além disso, o Centro tem salas de trabalho coletivo e formação da equipe, outra para a equipe de coordenação e gestão, uma sala para a equipe do Observatório de Inclusão no Trabalho e banheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.