Por:

Ivisa-Rio faz alerta para os pescados na Semana Santa

Agentes fiscalizam estabelecimento para a Páscoa | Foto: Divulgação/Ivisa-Rio

Diante das compras da Semana Santa, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária alerta os cariocas sobre os cuidados que devem ter ao adquirir os principais itens que fazem parte da lista de insumos, como ovos de chocolate e o tradicional pescado da Sexta-Feira da Paixão.

Quem não abre mão do preparo de um saboroso bacalhau deve prestar atenção na aparência do produto, conferindo se tem manchas avermelhadas e pontos pretos, que indicam a presença de bactérias e/ou fungos. O sal desse pescado deve ser grosso, pois o fino é proibido.

Somente os tipos Gadus morhua e Gadus macrocephalus são considerados legítimos. O primeiro é conhecido no Brasil como Porto ou Porto Mohua; o segundo, como Portinho ou Codinho.

"É preciso deixar claro que os peixes Saithe, Ling e Zarbo, muito consumidos entre os brasileiros e com custo mais baixo, não são bacalhau e devem ser comercializados como pescados salgado ou salgado e seco", disse Aline Borges, presidente do instituto.

Em relação às carnes vermelhas, muito consumidas nos churrascos no Sábado de Aleluia, a orientação é verificar a cor, a textura e o odor, assim como a data de validade. Qualquer alteração nessas características significa que o produto não está próprio para consumo.

Os produtos pré-embalados, como ovos de chocolate, bombons e chocolates em geral, devem ser armazenados e expostos segundo orientação do fabricante. O ideal é que estejam em local fresco e arejado, sem umidade, longe de produtos de limpeza ou com intenso odor, e sem contato direto com a luz solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.