Por:

Cosmonauta russo inaugura exposição no Planetário

Renan Uccelli, presidente do Planetário, e o cosmonauta | Foto: Roberto Moreyra/SMTE

Pela primeira vez na América, a convite do Planetário do Rio, o cosmonauta russo Ivan Vagner, de 38 anos, participou da inauguração, na nave da ciência e da diversão da Gávea, da exposição "O Universo dos Brics". A mostra reúne fotografias tiradas do espaço de diferentes cidades do planeta. Ivan assistiu ao vídeo sobre parte dos seus 195 dias na Estação Espacial Internacional, respondeu a perguntas sobre a sua carreira de cosmonauta e ainda deu autógrafos. Em setembro, embarca para nova missão na estação. Ele também discorreu também sobre os preparativos e as dificuldades que enfrentou antes, durante e depois de sua missão em plena pandemia da Covid, em 2020.

"A visita do cosmonauta ao Planetário do Rio foi muito enriquecedora. Mais de 190 pessoas, entre estudantes de escolas públicas, escoteiros, visitantes e convidados, assistiram à cerimônia de abertura da exposição, que, por sugestão do Cônsul Geral da Rússia, Andrei Petrov, teve um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado terrorista em Moscou", disse o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli.

De acordo com Leandro Guedes, diretor de Astronomia do Planetário do Rio, a visita da diretora do Planetário de Nizhny Novgorod, Galina Muromtseva, e do também engenheiro Ivan Vagner permitiu aos visitantes do Planetário tirar dúvidas sobre a indústria aeroespacial russa, conhecer um pouco da cultura daquele país e até experimentar algumas das comidas dos cosmonautas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.