Por:

Planetário recebe exposição internacional de fotos do espaço

Da Estação Espacial Internacional, foram registradas parte das imagens. Mas há registros também de fotógrafos dos cinco países que integram o chamado grupo dos Brics. Na exposição "O Universo dos Brics'', que será inaugurada nesta terça (26), às 17h, no Planetário do Rio, há um dos cartões-postais do Rio: a escadaria Selarón, que reúne azulejos de várias partes do mundo e está localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa.

E, pela primeira vez na história do Planetário, um cosmonauta pisará no local: o russo Ivan Viktorovich Wagner. Ele esteve na maior estrutura já montada no espaço, resultado do esforço de 15 países e onde são realizados experimentos e feita a observação da Terra.

"Já recebemos cientistas chineses. E, agora, o Planetário abre suas portas para os russos, que têm um papel relevante na conquista do espaço. Não podemos nos esquecer que eles lançaram o primeiro satélite em órbita e levaram o primeiro ser vivo para o espaço, a cadela Laika", lembra o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Além da Rússia, a exposição será exibida no Brasil, na Índia, China e África do Sul, em um total de dez cidades. Atualmente, ela está em cartaz em Moscou e São Petersburgo.

"Graças a este novo intercâmbio, agora com o Planetário de Nizhny Novgorod e a Fundação de Indústrias Criativas da região de Ulyanovsk, os cariocas poderão ampliar o seu conhecimento na área de astronomia e conhecer um pouco das atividades da estação conhecida como ISS", explica Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário.

A cerimônia de abertura da mostra será realizada na Cúpula Carl Sagan. Entre os participantes, estará a diretora do Planetário de Nizhny Novgorod, Galina Muromtseva. A exposição "O Universo dos Brics'' reunirá 40 painéis e vai ocupar o terceiro andar do Museu do Universo. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.