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Novo BRT completa três anos com grandes modificações

Novos veículos deram agilidade e mais conforto à população carioca | Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A intervenção da Prefeitura do Rio no BRT completou três anos. Desde que o poder municipal assumiu a gestão, houve aumento de 150% no número de passageiros transportados e diminuição de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade. Além disso, a frota de ônibus foi toda renovada, estações remodeladas, recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro, garantindo melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade.

"Em três anos conseguimos transformar um sistema abandonado e colapsado num BRT eficiente e confortável. A intervenção da Prefeitura em 2021 foi fundamental para que pudéssemos devolver dignidade aos usuários. Quando o serviço é bem prestado, a resposta da população é instantânea. A maior prova disso é o significativo aumento no número de passageiros transportados", afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Quando a Prefeitura assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Hoje já são cerca de 375 mil, ou seja, um aumento de 150%. Antes da intervenção, o sistema dispunha de 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 amarelinhos novinhos rodando. Na Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.

Criação da Mobi-Rio

Em dezembro de 2021, foi criada a Mobi-Rio, empresa pública municipal que passou a administrar o sistema. A missão é requalificar o modal, recuperar os articulados e estações, e devolver credibilidade ao sistema. Desde então, foram contratadas 3.029 pessoas, sendo 1.465 motoristas para operar o BRT.

"Esses três anos passaram rápido, com dedicação total à recuperação do Sistema BRT, um trabalho contínuo. É gratificante ver o BRT voltar a ser um modal com serviços de qualidade, que já transporta 375 mil pessoas por dia. Pedimos o apoio da população para continuar cuidando das nossas estações e dos nossos amarelinhos. A missão agora é colocar em ação todos os serviços para a operação total da Transbrasil", disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

Menos vandalismo

Neste tempo, houve uma redução nos casos de vandalismo nos articulados. No início da gestão, 80% da frota era vandalizada mensalmente. Hoje, o vandalismo ocorre em apenas 10%. Os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, além de uma externa no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros alertam os motoristas, que acionam o Centro de Controle Operacional, e os agentes do BRT Seguro para avisar sobre atos de vandalismo.

Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve à reforma delas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida; ao monitoramento da Mobi-Rio com câmeras de segurança; e ao trabalho do BRT Seguro.

Responsável pelo patrulhamento nos ônibus, estações e terminais do sistema BRT com a presença de agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal, o Programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, lançado em junho de 2021, já realizou mais de 3.100 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas mais de 16.750 multas por calote. Atualmente, 400 agentes atuam por dia no programa.

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