Por:

Transoeste terá mais terminais

Corredor teve o asfalto trocado | Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A requalificação do Sistema BRT segue a pleno vapor, investindo na transformação de quatro estações do corredor Transoeste em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. Os investimentos ultrapassam R$ 180 milhões. Estas entregas são as últimas obras da requalificação.

O Terminal Magarça está praticamente pronto. Um novo módulo foi conectado ao existente e um novo terminal alimentador de ônibus e vans vindos da Estrada do Magarça foi instalado. Um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas também foi construído.

No Malto Alto, já é possível vislumbrar a estrutura dos novos viadutos. A passarela, que vai receber usuários tanto de Sepetiba como de Campo Grande, já está pronta para uso. Parte da estação antiga foi desmontada para a construção do futuro terminal, que será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. O projeto ainda prevê retornos para os veículos comuns e um bicicletário com capacidade para 250 vagas.

O novo Terminal Pingo D'Água vai ter 17 mil metros quadrados (hoje são apenas 2 mil metros quadrados), e vai substituir a estação de mesmo nome, com integração entre os ônibus alimentadores e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Já foram concluídas as melhorias no sistema de drenagem no entorno do novo terminal e as fundações. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, o novo bicicletário com capacidade para 600 bicicletas já está em execução.

Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação que tinha apenas 300 metros quadrados já foi demolida dando lugar a outra 56 vezes maior, com 16 mil metros quadrados. Enquanto durarem as obras, uma estação provisória permanecerá em funcionamento. Serão construídos uma passarela de acesso ao novo terminal e um terminal alimentador que fará a integração entre os ônibus e as vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. Também haverá melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno e a instalação de uma parada para 400 bicicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.