Por:

Mulheres ainda são minoria em cargos de gerência

A desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho no país é grande. No Fórum Caminhos para Inclusão — Estratégias Inovadoras em RH, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, a professora Liliane Furtado, da Coppead-UFRJ, revelou que apenas 39,2% dos cargos de gerência nas empresas brasileiras são ocupados por mulheres, frente a 60,8% pelos homens, mesmo elas sendo a maioria da população (51,5% dos brasileiros). Os dados, segundo a pesquisadora, são da Pnad Contínua do IBGE.

Representantes de 25 instituições, entre empresas privadas, órgãos públicos e terceiro setor, estiveram reunidos no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, para discutir a diversidade no mercado de trabalho. No encontro, foram abordados casos de incorporação ao mercado de trabalho de grupos historicamente excluídos, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA , negros, jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores com mais de 50 anos à procura de recolocação.

"O que nós estamos hoje querendo construir é um mercado de trabalho em parceria, escutando tanto as instituições que cuidam da inclusão quanto os empresários, para que possamos ter um novo mercado de trabalho que garanta oportunidades para todos", defendeu o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, no painel de abertura do fórum.

Ele lembrou as ações da secretaria para a inclusão pelo trabalho, como o posto avançado do Trabalha Rio na sede do Grupo Arco-Íris (Rua da Carioca 45, Centro). Lá, na histórica ONG de defesa da população LGBTQIA , todas as sextas-feiras dezenas de integrantes do segmento são atendidos, em busca de oportunidades profissionais.

Entre as autoridades presentes ao fórum estavam ainda o secretário municipal de Inclusão e Diversidade Religiosa do Rio, Sergio Fernandes, a subsecretária municipal da Pessoa com Deficiência, Flavia Cortinovis (que explicou a parceria entre a SMTE e a SMPD na promoção da empregabilidade dos PCDs), e Dianduala Nguidi, presidente do Comitê de Políticas Públicas para Refugiados, Imigrantes e Apátridas do Município do Rio de Janeiro (Comparm-Rio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.