Por:

Rio com tempo instável e frio durante a semana

Equipes estarão de prontidão no Centro de Operações da Prefeitura | Foto: Divulgação

A formação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano manterá o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. O céu ficará nublado a encoberto e há previsão de chuva a qualquer momento, sendo de intensidade moderada a forte isolada, no período da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados, e as temperaturas apresentarão declínio, com máxima prevista de 27°C. Assim, haverá predomínio de céu nublado, com previsão de chuva fraca a moderada de forma isolada a qualquer momento do dia.

Desde 21 de março a cidade está sob alerta de fortes chuvas até este domingo, e cerca de 9.300 agentes municipais foram mobilizados para atuar em ações de respostas, caso seja necessário. A Prefeitura pediu que a população evite deslocamentos.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve neste sábado (23) no Centro de Operações Rio e lembrou que, devido às chuvas que caem sobre a cidade desde sexta (22), o solo está encharcado em muitas regiões, aumentando os riscos de deslizamento.

"Temos os acumulados de chuva, e qual é o problema? Os técnicos dizem que o solo fica encharcado, e quando eu digo que choveu muito no Maciço da Tijuca, por exemplo, isso serve para qualquer maciço, isso quer dizer que, quando o solo está encharcado, aumenta o risco de deslizamento. A boa notícia é que ao longo do dia de hoje deve chover menos, mas à noite de novo tem chuva forte e, amanhã, mais forte ainda", alerta o prefeito Eduardo Paes.

A equipe do Sistema Alerta Rio segue acompanhando a previsão do tempo.

"Os acumulados ficaram muito elevados na região do Alto da Boa Vista, passaram de 150mm em 24 horas, e a previsão agora é que na parte da tarde ocorra uma redução. Mas no período da noite deve chover novamente de forma moderada, aquele moderado que pode ser contínuo, e a previsão mais forte é para o dia de amanhã", reforça Raquel Franco, meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio.

O prefeito voltou a pedir que a população evite deslocamentos desnecessários pela cidade, enquanto estiver mantido o alerta de chuvas.

"Quero pedir às pessoas que não se empolguem neste sábado, que hoje será um dia mais tranquilo. Se muita gente sair à noite, se tiver engarrafamento, muito trânsito, vamos ter problema. Um exemplo ruim ocorreu em Petrópolis, a previsão era de 50mm e, em pouco tempo, teve 150mm. Tomara de novo que nada aconteça, que a previsão do serviço de meteorologia esteja errada, mas o alerta se mantém. Vamos evitar o deslocamento, especialmente à noite, porque a previsão é de chover muito à noite e na manhã de domingo. Vamos atualizar isso ao longo do dia, mas evitar deslocamentos continua sendo importante", disse Paes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.