Por:

Valorização da cultura africana

Local será ponto de cultura da população afrodescendente | Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes participou, nesta quarta (20), do lançamento, pela Fundação Getúlio Vargas, da Cátedra Pequena África, na Casa Escrevivência, na Saúde, que será itegralmente dedicada a intelectuais negras e negros no país.

"É sempre importante lembrar que a maioria dos africanos escravizados que vieram para o Brasil chegou por aqui. O esforço que a gente faz, desde o momento em que se criou o projeto de revitalização dessa região, é não esquecer essa história. O legado tem que ser mantido e agora é a hora de se contar essa história, com esta Cátedra da Pequena África, mostrando a afro-carioquice que formou esse país. O Rio quer ser uma cidade antirracista, quer mostrar isso o tempo todo. Eu tenho certeza que essa cátedra será um marco na história do Brasil e vai se replicar por todos os cantos do país", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

As catedráticas que participaram do lançamento foram a professora e cantora lírica Inaicyra Falcão e a poetisa Leda Maria Martins. Elas foram recebidas pela professora e escritora Conceição Evaristo, que integra o comitê de seleção da Cátedra. A terceira convidada, a artista plástica Rosana Paulino, a terceira cadetrática, não pode comparecer à cerimônia porque está na Argentina para a inauguração de uma exposição no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires.

"Eu considero da maior importância uma cátedra que vai pensar e agir a partir de uma memória negra do nosso cotidiano, perspectiva e realidade. Aqui é um local de memória, que a gente considera sagrado. Quanto mais esse espaço for difundido, mais brasileiros vão tomar consciência da importância da comunidade negra na nossa nacionalidade", disse a escritora Conceição Evaristo.

Ao longo do primeiro ano serão ministrados na Cátedra Pequena África cursos livres, palestras e seminários sobre temas sociais, culturais e acadêmicos. Os encontros serão nas unidades da FGV espalhadas pelo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.