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A vocação turística do Rio

Capital fluminense atrai um público jovem e ativo | Foto: Divulgação

Um levantamento do Sistema Especialista Turístico, da Smart Tour, em parceria da Riotur com a EmbraturLab, realizado entre fases de maior fluxo turístico (Réveillon e Carnaval), colocou o Rio de Janeiro como um destino "Nota 10". Com mais de 2000 respostas coletadas de forma voluntária (a partir do acesso à plataforma via QR CODE), a pesquisa detalha uma visão abrangente e inovadora sobre o perfil dos turistas, com destaque para tendências valiosas para estratégias futuras do setor.

Atraídos por roteiros curtos e intensos, os turistas apresentam um perfil jovem e ativo. O maior fluxo registra visitantes vindos de São Paulo e Minas Gerais. Já os turistas internacionais são liderados por pessoas vindas do Chile e Argentina. E os altos níveis de satisfação apontam que quem visita a cidade já passou por aqui ou pretende retornar. O turismo doméstico representou 28.85% dos participantes, enquanto os turistas internacionais, embora menos numerosos (6.88%), desempenham um papel fundamental para a economia da cidade.

Com mais de 68% dos visitantes concentrados nas faixas de 18 a 49 anos, o Rio atrai um público jovem e ativo. A lealdade dos turistas, com quase metade retornando à cidade pelo menos três vezes, destaca a necessidade de inovação contínua. Com 49.42% dos turistas permanecendo por um a cinco dias, a tendência é para estadias curtas, indicando uma busca por experiências rápidas e intensas.

A opção por hotéis (38.37%) revela a busca pelo conforto, enquanto a preferência por casas de amigos/família (22.24%) e Airbnb (18.17%) indica um desejo por experiências personalizadas. Tanto as praias (38.94%) quanto os eventos, como o Carnaval (20.9%), assumem papel de destaque como atrativos principais.

"O resultado da pesquisa foi extremamente satisfatório. Além de reafirmar as potencialidades turísticas do Rio, o relatório nos possibilita a identificação de fluxo turístico, perfil e principais demandas. Informações fundamentais para o aprimoramento dos serviços públicos e privados, para a identificação de tendências, e elaboração de mecanismos que possibilitem aos turistas um melhor acolhimento e novas experiências", reforça Ronnie Costa, presidente da Riotur.

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