Por:

Parceria por inclusão social

Documento seguirá diretrizes da linguagem simples | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Educação e a Fiocruz, realiza, nesta segunda (18), um encontro com familiares assistidos pelas secretarias e pesquisadores sobre síndrome de Down para dar início às pesquisas para a elaboração da cartilha educativa sobre o tema.

O evento tem como objetivo celebrar o dia 21 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. A partir desse evento, a ENSP/FIOCRUZ, em parceria com os órgãos municipais, desenvolverá a cartilha a ser disponibilizada para toda a rede de atendimento do SUS, Educação e sociedade civil. Ela contará com informações desde a chamada "hora da notícia", quando as famílias recebem a notícia, logo após o nascimento dos seus filhos, até a vida adulta.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, destacou a necessidade do debate do tema na conscientização da sociedade.

"Eu, como também mãe de pessoa com síndrome de Down de 36 anos, sei que a ação é de extrema relevância, pois mesmo após os avanços que tivemos quanto à participação das pessoas com deficiência na sociedade, ainda estão presentes muitas informações equivocadas quanto às suas capacidades e potencialidades, tornando a vida delas uma corrida cheia de barreiras", disse Helena.

Outras ações

Além da cartilha, o II Seminário de Emprego Apoiado com o tema - Trabalho: uma estratégia de saúde e bem-estar na vida adulta da pessoa com deficiência intelectual será realizado na terça (19). Os palestrantes convidados para essa ação são: Alexandre Betti, psicólogo, escritor e um dos principais especialistas em emprego apoiado no Brasil, e Flávia Cortinovis, subsecretária Especializada na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

A metodologia de emprego apoiado é uma estratégia de equidade para a inclusão laboral da pessoa com deficiência, que necessita de algum tipo de apoio para ingressar e permanecer no mercado de trabalho, e é promovida pela Prefeitura do Rio desde 2022.

A síndrome

O dia 21 de março é uma data de luta escolhida em alusão aos 3 cromossomos 21, característica genética das pessoas com síndrome de down. No Brasil, cerca de 1 em cada 700 bebês nascem com essa trissomia, permitindo supor que haja cerca de 270.000 pessoas com síndrome de Down vivendo no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.