Por: POR MARCELO PERILLIER

CORREIO CARIOCA | IOERJ faz homenagem ao público feminino pelo dia 8

Iniciativa foi o primeiro tributo à mulher no DOERJ | Foto: Governo do Rio

A publicação deste 8 de março do DOERJ surpreendeu os leitores com uma capa especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Em 92 anos de existência, foi o primeiro tributo à mulher publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa da presidente da Imprensa Oficial, Patricia Damasceno foi uma forma de reconhecimento das conquistas e contribuições das mulheres na sociedade.

"Que nós saibamos dos nossos direitos, da equidade de gênero garantida por lei e que sejamos respeitadas pelas nossas escolhas", declara Patricia.

A edição especial do D.O. é uma das demonstrações de apoio do governo do estado às mulheres que, diariamente, lutam por igualdade, justiça e oportunidades.

 

Prefeitura abre Casa da Mulher Carioca em Campo Grande

Unidade é a terceira inaugurada na Zona Oeste | Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, inauguraram, na sexta (8), Dia Internacional da Mulher, a Casa da Mulher Carioca Campo Grande, na Rua Mário Barbosa, 137. O equipamento da Prefeitura do Rio oferece cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência.

"Fazer essa inauguração hoje, numa data tão especial e emblemática que é o Dia Internacional da Mulher, que é um dia de luta, de resistência e também de celebração das conquistas dessas mulheres cariocas, que cada vez ganham mais espaço", afirmou Eduardo Cavaliere.

As Casas também são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Em cada uma delas, há um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência. Na abertura da unidade, as mulheres presentes tiveram acesso a serviços gratuitos, como oficinas de dança, de trança, de maquiagem, design de sobrancelhas e manicure.

"As nossas mulheres da Zona Oeste merecem esse investimento, essa qualidade no atendimento. Aqui na casa da mulher carioca nós teremos mais de 50 áreas de formação, como também psicólogas, advogadas e assistentes sociais e outros diferentes serviços. E bem aqui no centro do Calçadão de Campo Grande, um lugar de fácil acesso para que toda mulher da região consiga chegar. E a gente sabe que, quando elas chegam aqui, as vidas delas são transformadas. Que bom que estamos aqui neste 8 de março para celebrar a vida da mulher, mas especialmente para dizer que lugar de mulher é onde ela quiser e que as oportunidades estão aqui para transformar a vida de muitas mulheres e de suas famílias", disse Joyce Trindade.

Desde 2021, as Casas da Mulher Carioca já atenderam a mais de 372 mil mulheres, sendo que cada uma delas atende, em média, a 6,5 mil mulheres por mês. Somente em 2023, mais de 62 mil mulheres foram capacitadas para o mercado de trabalho através das Casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.