Por:

Dia da Mulher em grande estilo na capital fluminense

Mais de 40 ações gratuitas estarão sendo disponibilizadas aos frequentadores | Foto: Governo do Rio

O Largo da Carioca vai se transformar num grande ponto de encontro — e de acesso a serviços — em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, o Governo do Rio de a Defensoria Pública se uniram para oferecer vagas de emprego, exames de mamografia, emissão de carteira de identidade, isenção de certidões, serviços de beleza e outros, envolvendo 22 órgãos e entidades estaduais, federais, além de instituições parceiras como o Sebrae.

"O Dia da Mulher será o maior evento público de oferta de serviços inteiramente gratuitos e voltados às mulheres do estado. Teremos mais de 40 serviços gratuitos reunidos com um único propósito: fortalecer e reforçar o protagonismo da mulher. Essa é uma pauta prioritária do Governo do Estado", disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O dia, que começa com o Café da Trabalhadora, segue com exames, emissão de documentos, tratamentos de beleza e orientações sobre direitos e encaminhamentos para programas e serviços do estado.

O evento contará com a participação do RJ para Todos e 17 secretarias e órgãos estaduais, além da Defensoria Pública do Estado do Rio, do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, do Sebrae, do Tribunal Regional Eleitoral e da Receita Federal, que se uniram para levar mais saúde, cidadania e bem-estar para a população feminina.

As equipes da Secretaria da Mulher vão dúvidas, dando informações sobre a rede de atendimento e proteção à mulher e oferecendo atendimento jurídico e psicológico. Com apoio do Sebrae, haverá também informações sobre empreendedorismo e regulamentação do MEI.

O Dia da Mulher vai acontecer das 8h às 15h, com distribuição de senhas das 7h às 13h. É necessário levar um documento oficial com foto para ser atendido e, para alguns serviços específicos, é necessário conferir a documentação necessária. Durante o evento, haverá apoio de intérpretes de libras.

Planetário com atrações especiais

O Planetário do Rio preparou uma programação especial para o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta (8). Na data, as mulheres terão entrada grátis no Museu do Universo para conferir as atividades especiais da ocasião, além das atrações permanentes.

A partir das 14h, no auditório principal do Planetário, terá palestra da historiadora Sônia Rosa, escritora de livros infantis com mais de 50 obras publicadas e finalista do Prêmio Jabuti em 2020 (com "Três Histórias e um Encanto") e 2021 (por "O Dragão do Mar", parceria com Anabella López). Também participará como palestrante a astrônoma Flávia Pedrosa, a primeira profissional da carreira a fazer parte dos quadros do Planetário.

"Durante muitos anos, as carreiras científicas eram quase que exclusivamente ocupadas por homens, da graduação ao exercício profissional. Com as mulheres cada vez mais organizadas e conscientes de seus direitos, esse panorama vem mudando. O mundo do trabalho precisa ser democratizado, com inclusão e respeito", defende o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.