Por:

Espaço municipal reformado

Local vai atender, agora, 15 mil pessoas por mês | Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Na semana dedicada a homenagear e reverenciar as conquistas e lutas das mulheres, o prefeito Eduardo Paes e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade reinaguraram a Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, em Realengo. No espaço são oferecidos cursos gratuitos de capacitação, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência.

"Sabemos que a luta das mulheres para ocupar um lugar na sociedade machista, que sempre deu mais espaço para o homem, já gerou muitos resultados. A nova geração já é um exemplo disso. Quando criamos um lugar como esse, mostramos que não importa a idade e nem a condição social. Mas sim que tem um espaço para ser ocupado pela mulher na sociedade. Sei que aqui temos um foco muito voltado para formação profissional, preparar para o mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo, mas sabemos também que, com essas iniciativas, nós estamos permitindo que essa rede de proteção entre as mulheres se consolide ainda mais", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Durante a reinauguração do espaço, as mulheres tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos, como oficinas de culinária, design de sobrancelhas, trança, manicure, informática e curso de massoterapia.

"Nesta casa teremos a capacidade atender mais de 15 mil mulheres por mês, com psicólogas, advogadas e assistentes sociais, para poder fazer o acompanhamento e o acolhimento de todas elas. Temos ainda um espaço kids e outras ações para que toda mulher, a partir de 14 anos até a idade que quiser, possa ter a chance de recomeçar a sua história", destacou a secretária Joyce Trindade.

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher possui ainda outras duas Casas: Tia Doca, em Madureira, na Zona Norte; e Elza Soares, em Padre Miguel, também na Zona Oeste. Mais duas Casas serão inauguradas: uma na sexta (8), em Campo Grande, e outra no sábado (9), em Coelho Neto. Desde 2021, mais de 372 mil mulheres já foram atendidas nas unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.