Por:

Câmara promove mesa de debate sobre a dengue

Denise Valle faz sua explicação com Paulo Pinheiro, coronel Rômulo Capello e Carlo Caiado | Foto: CMRJ

Visando ampliar ainda mais as informações de combate ao mosquito da dengue, a Câmara Municipal do Rio promoveu nesta quinta, 29 de fevereiro, uma mesa redonda com o vereador Paulo Pinheiro, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara do Rio; o coronel Rômulo Capello, diretor de Prevenção de Incêndio e Pânico da Casa; e a bióloga e professora da Fiocruz, Denise Valle.

O evento enumerou uma série de recomendações ao público para evitar a proliferação do inseto. Também foram distribuídas cartilhas informativas, contendo informações e ilustrações relevantes sobre como atuar nessa batalha, além de um guia de ação semanal.

"É preciso informar as pessoas para combater com eficácia. Antes de olhar para os outros, é preciso olhar para a sua própria casa e ficar atento também aos sintomas. A qualquer sinal de dengue, é preciso procurar os polos de hidratação abertos pela cidade", disse Paulo Pinheiro.

Em sua explanação, Denise reforçou que o inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya desafia os conceitos de público e privado, transformando ambas as esferas em uma preocupação coletiva. Além disso, a pesquisadora pontuou que examinar semanalmente a própria casa em busca de locais que podem acumular água, como calhas e ralos, ou bebedouros de animais, já provou sua efetividade.

"Aqui no Brasil a campanha '10 minutos contra o Aedes, que hoje gostamos de tratar como um conceito, para além da campanha, completará 14 anos em 2024. Ainda assim, falar desses temas permanece sendo de extrema importância. O caso de Singapura, por exemplo, nos mostra o quão eficazes são essas medidas e o porquê delas precisarem ser difundidas", disse.

O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado, falou da importância de unir esforços com tantas instituições para promover a conscientização

"A população precisa fazer a sua parte, mas o poder público lidera esse processo. Como presidente da Câmara, tenho sempre buscado dialogar com o prefeito e com o secretário Soranz sobre o tema", disse o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.