Terminal Intermodal Gentileza pronto para o público carioca

Equipamento ligará o BRT Transbrasil ao sistema VLT e ônibus

Por

Empreendimento utilizou material do antigo Centro de Mídia dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Mais uma obra com as estruturas de equipamentos do Parque Olímpico será inaugurada em breve no Rio. Desta vez, o Terminal Intermodal Gentiliza, na Zona Portuária, que interligará o BRT Transbrasil ao sistema de ônibus e de VLT. A inauguração está marcada para esta sexta (23), com a presença do presidente Lula. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo local todos os dias.

Em coletiva, a Prefeitura do Rio explanou o cronograma das operações no terminal, bem como do corredor do BRT, que será de uma forma gradual.

"O BRT Transbrasil foi aguardado por muitos anos na cidade e começa a funcionar neste sábado junto com o Terminal Intermodal que integrará o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais. É um ganho de mobilidade para o Rio ter este grande terminal de integração para a cidade. A gente começa essa operação que vai ocorrer em várias fases, a ideia é justamente essa, até para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com a grande mudança na cidade", disse a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Primeira fase de operação do BRT

Neste primeiro momento, o corredor Transbrasil ligará o terminal a estação da Penha, com os ônibus cirulando das 12h às 14h, com intervalo de 10 minutos entre as viagens. O preço da passagem será o mesmo cobrado em todos os modais municipais, de R$ 4,30.

Além disso, uma linha expressa entre o terminal e o Galeão também entrará em vigor, com os ônibus tendo bagageiro e uma sale da espera exclusiva, todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O valor da tarifa será de R$ 15 e a passagem poderá ser paga com Jaé ou Riocard.

Segunda fase da operação

Já em abril, entra a segunda fase da operação do BRT, com o corredor funcionando até o terminal Deodoro, no horário das 10h às 15h. A partir daí, será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana.

Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Mais conectividade

Com o início da operação do BRT Transbrasil e do Terminal Gentileza, o Rio terá um amplo sistema de conectividade entre os diferentes sistemas de transporte na cidade. A princípio, o terminal contará com cinco linhas de ônibus e uma linha de VLT, interligando o BRT com pontos importantes do Centro do Rio, como o Aeroporto Santos Dumont, a Avenida Rio Branco, a Praça Mauá ou a Orla Conde.

Ja o BRT Transbrasil vai conectar, com o terminal Deodoro, os outros corredores do sistema — Transcarioca e Transolímpica —, possibilitando a circulação facilitada dos passageiros entre os bairros da Zona Oeste, Zona Norte e Centro do Rio.

Além de criar novas opções de trajetos e viagens, o início da operação do novo corredor de BRT deverá reduzir em até 50% o tempo de deslocamento dos passageiros que usam a Avenida Brasil.